Diante dos acontecimentos das ultimas semanas o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) de Caetité expressa sua satisfação em constatar a força das manifestações que reivindicaram seus direitos no que se refere ao conteúdo transportado pela INB.
Em primeiro lugar, o PSOL é contrário ao uso da energia nuclear por considerar que no Brasil há diversas opções de produção energética que não sejam por meio de energia atômica. Em segundo, entendemos que as manifestações populares são importantes quando se busca reivindicar direitos historicamente adquiridos. E quando este lhe é negado, nada mais justo que procurar meios de criar novas condições de igualdade e democracia. Porém depois de verificado o conteúdo existente na carga de origem do Estado de São Paulo, confirmando ser concentrado de urânio e não lixo radioativo, e estando devidamente legalizada pelos órgãos responsáveis por questões nucleares, fica uma pergunta pontual: Quem espalhou o boato de que esta carga seria Lixo Radioativo? Esta pergunta necessita ser respondida, pois nela está o verdadeiro motivo em espalhar noticias e informações pouco embasadas, o medo e o terror psicológico na população de Caetité.
Há sérios riscos de que essa falsa noticia tenha sido criada por interesses políticos, tendo por finalidade uma possível projeção no cenário político. Consideramos que a oposição política deve sim denunciar os erros praticados pela situação, mas que seja feita com ética e maturidade, usando fatos e argumentos consistentes, ao invés de assustar a população com boatos e acusações não fundamentadas.
Caso sejam legitimas as intenções, podemos constatar que as primeiras denúncias e informações apresentadas à população demonstram no mínimo um grande desconhecimento de leis e pouca informação, pois basta uma pesquisa simples para ter ciência de que para ser configurado lixo radioativo o urânio necessita primeiramente ser enriquecido no exterior, voltar para o Brasil e assim ser utilizado na usina de Angra, para em seu ultimo estágio se tornar lixo radioativo. Também é sabido que na Usina de Angra existe um espaço reservado ao lixo produzido pela mesma. Por esses fatos entre outros temos a suspeita de que tais boatos foram criados mais por oportunismo dos que ambicionam chegar à frente na corrida política, do que por preocupações legítimas com a população de Caetité. Logo, o PSOL repudia qualquer uso de status para a manipulação de populares, menores de idade ou manifestos infundados contra administrações publicas ou privadas.
Salientamos que o PSOL não apóia nenhuma das famílias que historicamente governaram Caetité, ou qualquer outro partido político que venha a surgir e que mantenha as velhas práticas desprezíveis da política regional. E reafirmamos nossa posição contrária à energia nuclear por conta da instabilidade no processo de geração dessa forma de energia e no armazenamento dos dejetos radioativos. Somos favoráveis às energias renováveis como a energia eólica, solar e oriundas de biomassa, desde que empregadas em beneficio da população e que agridam em menor grau o meio ambiente.
PSOL Caetité-BA
Nenhum comentário:
Postar um comentário